O Projeto Político Pedagógico da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas aconteçam, dentre elas, a tomada de consciência dos principais problemas, das possibilidades de solução e definição das responsabilidades coletivas e pessoais para eliminar ou atenuar as falhas detectadas. (Azanha - 1990)

domingo, 23 de outubro de 2011

Educação Infantil de 0 à 3 anos

PROJETO IDENTIDADE
Objetivos
- Conquistar autonomia de forma progressiva em relação a si próprio, aos outros e aos objetos.
- Desenvolver a identidade, reconhecendo limites e capacidades.
- Ter prazer e divertir-se com a vida coletiva na escola.
- Desenvolver a oralidade e a sociabilidade.

Conteúdos
- Identidade e autonomia.
- Sociabilidade.
- Movimento.

Tempo estimado
O ano todo.

Material necessário
Móveis da própria sala, tecidos de tamanhos e texturas variados, caixas de papelão, bambolês, brinquedos, livros, revistas, sucatas variadas, bolas e papelões vazados.

Desenvolvimento 

Observar diariamente como as crianças interagem com o ambiente. Que espaços e objetos preferem? Que materiais são mais desafiadores? Que ações executam com brinquedos, livros etc.? Registrar suas observações e, com base nelas, planeje intervenções gradativas no espaço permanente da turma.

Organizar cantos na sala, nos quais as crianças vão brincar e circular livremente. Usar móveis, tecidos e tapetes para fazer uma divisão clara das áreas. O primeiro, com colchões e bolas, pode ser dedicado a brincadeiras corporais. O segundo, ao contato com livros e revistas. Mais um, para o faz de conta com objetos de cozinha e de bebês.
Montar cabanas em alguns cantos para colaborar com a divisão do espaço e colocar uma limitação física no ambiente. Nelas, as crianças entram e saem, tendo momentos de privacidade e sociabilidade. Aproveita as cabanas para uma proposta coletiva, convidando as crianças a ouvir uma história.

A decisão sobre os materiais oferecidos é fundamental para propiciar desafios. É recomendável ter pequenos espelhos (desenvolvimento da identidade), caixas com objetos sonoros e outros de abrir e fechar (estímulo à exploração), além de pequenas bolas e tecidos grandes para jogar e puxar (promoção da sociabilidade). Variar a quantidade é útil para que os pequenos aprendam a pedir emprestado, a respeitar a vez do amigo e a compartilhar uma ação.

Avaliação
Criar situações para observar como cada um se relaciona com espaços, pessoas e objetos. Observe os avanços nas relações de respeito e no uso de estratégias comunicativas (orais ou não verbais), na gradativa superação de desafios corporais e no desenvolvimento da autonomia, tanto nas relações com os outros como no uso de objetos.

JUSTIFICATIVA:
Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo
de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal,
inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade,
os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas
vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com
outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir
a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.

OBJETIVOS:

Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.
Conhecer a história e o significado de seu nome;
Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;
Construção de outros valores de vida.
 Aquisição de novas formas de relações.
CONTEÚDOS:
CONCEITUAIS:
* Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar.
PROCEDIMENTAIS :
* Participação em pesquisas.
* Exploração de retratos.
* Compartilhar experiências vividas.
ATITUDINAIS:
* Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar.
* Respeito e valorização de si próprio e com os colegas.


Projeto Alimentação
O projeto visa à estimulação por uma alimentação mais saudável, além do conhecimento favorecido aos alunos do quanto é importante alimentar-se bem. Conscientiza sobre o quanto é necessário evitar o desperdício de alimentos, e como alguns alimentos podem ser aproveitados antes de serem destinados ao lixo.

Objetivo

-Identificar vários tipos de alimentos;
- Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
- Incentivar os bons hábitos alimentares;
- Identificar as preferências alimentares dos alunos;
- Identificar os cuidados que devemos ter com os alimentos e com a nossa saúde;
- Estimular a linguagem oral, coordenação motora e criatividade, trabalhando os valores;
- Conversas informais referentes à mastigação, sobras de alimentos nos pratos na refeição na escola;
-Trabalhar valores, cores, formar, sabores, temperatura, textura e espessura dos alimentos.

Situações de Aprendizado
O aprendizado se dará devido a interdisciplinaridade dos temas, dentro dos eixos dispostos.
Desenvolvimento
- Rótulos e embalagens de alimentos;
- Poemas;
-
Quadrinhas;
- Parlendas;

- Registro de textos coletivos (professor escriba);
- História com uso de fantoches;

- Alfabeto Móvel;
-Palavras Móveis;
- Receitas desenvolvidas e realizadas em sala de aula;

- Cardápio;
- Conversas informais.
- Quantidade (quilo, grama);
- Discriminação Visual;
- Confecção de fantoches para explorar oralidade;
- Recorte e colagem;
- Músicas para memorização.

 - Jogos e dinâmicas.
- Roda de conversa;
- Meio Rural;
Avaliação

- Participação dos alunos;
- Realização das atividades;
- Expressão oral/verbal do aluno.
Culminância

Visando a socialização dos alunos como complemento do projeto o mesmo finaliza-se com o plantio de alguma erva utilizada na culinária brasileira.



Educação Infantil de 0 à 3 anos

PROJETO HIGIENE E SAÚDE

OBJETIVOS:
· Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a    criatividade.
· Desenvolver o gosto pela música.
· Estimular a concentração e atenção.
.Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e am biental;
· Identificar as partes do corpo.
· Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição).
· Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
.Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
 a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
.Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
.Realizar atividades diárias de higiene;
.Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;
.Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
· Visualizar e interpretar imagens;
.Dramatizar histórias;

Conteúdo:
· Corpo e higiene;
· Órgãos dos sentidos;
· Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
· Músicas;
· Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade);
· Linguagem oral;
· Descoberta do corpo;
· Motricidade;
· Expressão corporal;
· Dramatização e criatividade;
· Movimento;

Metodologia:
.Conversas e debates, importância dos cuidados com o corpo e higiene).
· Visualização e descrição sobre as partes do corpo;
· Cartazes com regras de higiene;
· Músicas relacionadas ao tema;
.Jogos (quebra-cabeça, figuras, labirinto, ligar e jogo da memória);
· Recorte e colagem de gravuras;
Dinâmicas de grupo;
.Reprodução de histórias;
.Exposição dos bonecos ilustrados de cada criança;
· Confecção do livrinho: O dentinho;
· Grafismo: desenho, pintura, traçado;

Culminância: Dia da beleza uma vez por semana

Avaliação: Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola e na comunidade.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.
Os alunos serão avaliados através do envolvimento ao participar das atividades desenvolvidas durante o projeto.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

BRINCANDO COM AS CORES - crianças de 4 e 5 anos


JUSTIFICATIVA

Este projeto surgiu da necessidade do grupo quanto ao reconhecimento das cores primárias e secundárias, que fazem parte do nosso dia-a-dia. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores, possibilitando à criança identificá-las.

QUESTIONAMENTOS NORTEADORES

Onde podemos encontrar as cores: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja e roxo?
  • Que cores encontramos no desenho de uma casinha?
  • Qual a cor do sol, das árvores, das flores, dos animais, etc...?
  • O que acontece quando misturamos as cores?

OBJETIVOS POR EIXO

1 - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO


  • Pesquisar em livros, revistas e jornais formas e cores trabalhadas no projeto;
  • Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
  • Expressar-se, através das diferentes linguagens;
  • Pronunciar corretamente as palavras;
  • Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
  • Manusear livros diversos: explorando seu conteúdo, assim como: capa, contra-capa, autor, ilustrações, ano de edição;
  • Registrar o processo através da produção coletiva do grupo (professora escriba, alunos - ilustrações e experiências realizadas com cores)



2 - LINGUAGEM MATEMÁTICA
 
  • Identificar as cores primárias e algumas secundárias;
  • Fazer relatórios individuais e em grupo dos jogos e atividades propostas utilizando os blocos lógicos;
  • Classificar objetos pelo atributo cor;
  • Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar, etc;
  • Comparar quantitativamente conjuntos;
  • Nomear cores;
  • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.




3 - NATUREZA E SOCIEDADE
  • Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
  • Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal nas atividades de pintura;
  • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
  • Ampliar o conhecimento de mundo;
  • Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidade sobre cores;
  • Experimentar a mistura das cores primárias com tinta guache e com a mudança da cor da flor atravas da experiência da anilina colorida na água da rosa branca.

Experiência: colocar em um saquinho plástico tintas nas cores azul e amarelo e pedir para as crianças manusearem, misturando as cores aos poucos.




4 - ARTES
  • Utilizar o dedo para realizar a pintura e as colagens;
  • Fazer uso dos pincéis, de maneira adequada;
  • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
  • Procuzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.


Experiência: colocar em um saquinho plástico tintas nas cores azul e vermelho e pedir para as crianças manusearem, misturando as cores aos poucos




5 - INTERAÇÃO SOCIAL, AUTONOMIA E IDENTIDADE

  • Criar combinações para o desenvolvimento da rotina, respeitando as regras pré-estabelecidas;
  • Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
  • Utilizar linguagem cordial nas diferentes situações;
  • Esperar sua vez de expor suas ideias e pensamentos;
  • Ouvir o que os colegas têm para falar;
  • Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
  • Desenvolver de maneira tranquila trabalhos em grupo;
  • Participar de eventos de socialização;
  • Adquirir auto-estima.



Experiência: colocar em um saquinho plástico tintas nas cores vermelho e amarelo e pedir para as crianças manusearem, misturando as cores aos poucos




6 - CORPO E MOVIMENTO

  • Participar de brincadeiras com regras simples;
  • Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como: blocos lógicos, balões, caixas, cadeiras;
  • Reconhecer as suas próprias capacidades motoras;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, etc. para o uso de objetos diversos;
  • Modelar livremente com massa de modelar;
  • Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, recorte, mistura de tinta guache (cores primárias), por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano e de atividades propostas.



DURAÇÃO:
Início: 09/08/2011
Término: 09/09/2011

AVALIAÇÃO: Através da observação ao longo do processo;


CULMINÂNCIA: Exposição do livro no SARAU, a ser realizada na U. Escolar, com a presença dos pais e comunidade em geral.




Arte, música e dança no CEI - crianças de 0 a 3 anos

JUSTIFICATIVA

As linguagens artísticas apóiam as crianças na ampliação de sua sensibilidade e na capacidade de lidar com sons, ritmos, melodias, formas, cores, imagens, gestos, falas, e com obras elaboradas por artistas e por elas mesmas, que emocionam e que constituem o ser humano. E o trabalho com esta linguagem irá propiciar às crianças a oportunidade de expressar seus sentimentos, desejos e a forma como vêem o mundo que as cerca.

OBJETIVOS


  • Criar um ambiente que facilite a criança a realizar com alegria e espontaneidade a expressão livre;
  • Propiciar às crianças o desenvolvimento da criatividade, por meio de um ambiente problematizador, diversificado e aberto às explorações infantis;
  • Planejar um trabalho onde o desenho seja realizado como atividade permanente e vivenciado em diferentes situações;
  • Explorem relações de peso, medida, tamanho, volume e direções das formas bidimensionais e tridimensionais, seja por meio de escultura, modelagem, instalação, etc;
  • Utilizem diferentes ferramentas para ordenar no espaço formas variadas de objetos bidimensionais e tridimensionais, seja desenhando, imprimindo, carimbando, pintando, preenchendo;
  • Despertar o interesse e a curiosidade em relação ao fenômeno da cor na natureza e nos meios artificiais, isto é, a pintura, fotografia, etc;
  • Ampliar seus contextos de observação e ter oportunidade de contato com os processos de produção de artistas.

PROCEDIMENTOS
  • Pintura (tinta guache ou feita com gelatina, ou suco em pó);
  • Obras de artistas
  • Desenho
  • Exploração de espaços internos e externos
  • Escultura
  • Modelagem
  • Figuras bi e tridimensionais
  • Fotografia
  • Blocos de construção, caixas para empilhar
  • Exploração e sensibilização com diversos materiais (cortina e tapete de estimulação, folhas, pedrinhas, áspero, liso, areia, etc.)
  • Exploração sensorial - 5 sentidos
  • Exploração de sons e músicas que não fazem parte do dia-a-dia da criança (cantigas infantis, clássico, etc.)
  • Exploração de movimento através de brincadeiras infantis, jogos, faz de conta, rodas.

PÚBLICO ALVO: Crianças e comunidade

ENVOLVIDOS: Professores, pais, equipe técnica e apoio, comunidade

PERÍODO: Do início de outubro ao final de novembro.

AVALIAÇÃO: Contínua, durante todo o desenvolvimento do projeto, por meio de registros.

PRODUTO FINAL: Exposição.