O Projeto Político Pedagógico da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas aconteçam, dentre elas, a tomada de consciência dos principais problemas, das possibilidades de solução e definição das responsabilidades coletivas e pessoais para eliminar ou atenuar as falhas detectadas. (Azanha - 1990)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Plano anual de MATEMÁTICA - 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Área de estudo: Números Naturais

Objetivos:
  • Ler, escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das características do sistema de numeração
  • Conhecer os sistemas de numeração
Expectativas de aprendizagem:

  • Contar em escala ascendente e descendente a partir de qualquer número.
Avaliação: Contínua.

Área de estudo: Operações no campo aditivo e multiplicativo

Objetivos:
  • Calcular, somar, subtrair ou multiplicar números naturais utilizando técnicas convencionais ou não;
  • Ao final do processo, desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
Expectativas de aprendizagem:

  • Utilizar a decomposição das escritas numéricas, para a realização co cálculo mental e exato;
  • Calcular a soma de números naturais;
  • Calcular a subtração entre dois números naturais;
  • Calcular resultados da multiplicação, por meio das estratégias pessoais.
Avaliação: Contínua.

Área de estudo: Grandezas e medidas

Objetivos:
  • Cédulas e unidades de tempo;
  • Desenvolver o conhecimento do sistema monetário do seu país;
  • Reconhecer horas, quantos dias a semana tem, meses, bimestre e semestre.
Expectativas de aprendizagem:

  • Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas, em função de seus valores;
  • Estabelecer relação entre unidades de tempo: dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano;
  • Leitura de horas;
  • Produzir escritas que representam o resultado de uma medição, comunicando o resultado.
Avaliação: Contínua.

Área de estudo: Espaço e forma

Objetivos:
  • Analisar maquetes e croquis;
  • Reconhecer figuras geométricas;
  • Localizar no espaço maquetes e formas geométricas.
Expectativas de aprendizagem:

  • Diferenciar figuras tridimensionais e bidimensionais;
  • Perceber semelhanças e diferenças entre cubos quadrados, paralelepípedos e retângulos;
  • Perceber semelhanças e diferenças entre pirâmides e triângulos;
  • Perceber semelhanças e diferenças entreesferas e círculos.
Avaliação: Contínua.

Área de estudo: Tratamento da informação

Objetivos:
  • Ler e interpretar tabelas simples;
  • Ler e compreender gráficos e colunas;
  • Resolver situações problemas.
Expectativas de aprendizagem:

  • Organizar tabelas simples;
  • Organizar gráficos a partir de informações contidas em tabelas simples.
Avaliação: Contínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário