JUSTIFICATIVA
As linguagens artísticas apóiam as crianças na ampliação de sua sensibilidade e na capacidade de lidar com sons, ritmos, melodias, formas, cores, imagens, gestos, falas, e com obras elaboradas por artistas e por elas mesmas, que emocionam e que constituem o ser humano. E o trabalho com esta linguagem irá propiciar às crianças a oportunidade de expressar seus sentimentos, desejos e a forma como vêem o mundo que as cerca.
OBJETIVOS
- Criar um ambiente que facilite a criança a realizar com alegria e espontaneidade a expressão livre;
- Propiciar às crianças o desenvolvimento da criatividade, por meio de um ambiente problematizador, diversificado e aberto às explorações infantis;
- Planejar um trabalho onde o desenho seja realizado como atividade permanente e vivenciado em diferentes situações;
- Explorem relações de peso, medida, tamanho, volume e direções das formas bidimensionais e tridimensionais, seja por meio de escultura, modelagem, instalação, etc;
- Utilizem diferentes ferramentas para ordenar no espaço formas variadas de objetos bidimensionais e tridimensionais, seja desenhando, imprimindo, carimbando, pintando, preenchendo;
- Despertar o interesse e a curiosidade em relação ao fenômeno da cor na natureza e nos meios artificiais, isto é, a pintura, fotografia, etc;
- Ampliar seus contextos de observação e ter oportunidade de contato com os processos de produção de artistas.
PROCEDIMENTOS
- Pintura (tinta guache ou feita com gelatina, ou suco em pó);
- Obras de artistas
- Desenho
- Exploração de espaços internos e externos
- Escultura
- Modelagem
- Figuras bi e tridimensionais
- Fotografia
- Blocos de construção, caixas para empilhar
- Exploração e sensibilização com diversos materiais (cortina e tapete de estimulação, folhas, pedrinhas, áspero, liso, areia, etc.)
- Exploração sensorial - 5 sentidos
- Exploração de sons e músicas que não fazem parte do dia-a-dia da criança (cantigas infantis, clássico, etc.)
- Exploração de movimento através de brincadeiras infantis, jogos, faz de conta, rodas.
PÚBLICO ALVO: Crianças e comunidade
ENVOLVIDOS: Professores, pais, equipe técnica e apoio, comunidade
PERÍODO: Do início de outubro ao final de novembro.
AVALIAÇÃO: Contínua, durante todo o desenvolvimento do projeto, por meio de registros.
PRODUTO FINAL: Exposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário