O Projeto Político Pedagógico da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas aconteçam, dentre elas, a tomada de consciência dos principais problemas, das possibilidades de solução e definição das responsabilidades coletivas e pessoais para eliminar ou atenuar as falhas detectadas. (Azanha - 1990)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Arte, música e dança no CEI - crianças de 0 a 3 anos

JUSTIFICATIVA

As linguagens artísticas apóiam as crianças na ampliação de sua sensibilidade e na capacidade de lidar com sons, ritmos, melodias, formas, cores, imagens, gestos, falas, e com obras elaboradas por artistas e por elas mesmas, que emocionam e que constituem o ser humano. E o trabalho com esta linguagem irá propiciar às crianças a oportunidade de expressar seus sentimentos, desejos e a forma como vêem o mundo que as cerca.

OBJETIVOS


  • Criar um ambiente que facilite a criança a realizar com alegria e espontaneidade a expressão livre;
  • Propiciar às crianças o desenvolvimento da criatividade, por meio de um ambiente problematizador, diversificado e aberto às explorações infantis;
  • Planejar um trabalho onde o desenho seja realizado como atividade permanente e vivenciado em diferentes situações;
  • Explorem relações de peso, medida, tamanho, volume e direções das formas bidimensionais e tridimensionais, seja por meio de escultura, modelagem, instalação, etc;
  • Utilizem diferentes ferramentas para ordenar no espaço formas variadas de objetos bidimensionais e tridimensionais, seja desenhando, imprimindo, carimbando, pintando, preenchendo;
  • Despertar o interesse e a curiosidade em relação ao fenômeno da cor na natureza e nos meios artificiais, isto é, a pintura, fotografia, etc;
  • Ampliar seus contextos de observação e ter oportunidade de contato com os processos de produção de artistas.

PROCEDIMENTOS
  • Pintura (tinta guache ou feita com gelatina, ou suco em pó);
  • Obras de artistas
  • Desenho
  • Exploração de espaços internos e externos
  • Escultura
  • Modelagem
  • Figuras bi e tridimensionais
  • Fotografia
  • Blocos de construção, caixas para empilhar
  • Exploração e sensibilização com diversos materiais (cortina e tapete de estimulação, folhas, pedrinhas, áspero, liso, areia, etc.)
  • Exploração sensorial - 5 sentidos
  • Exploração de sons e músicas que não fazem parte do dia-a-dia da criança (cantigas infantis, clássico, etc.)
  • Exploração de movimento através de brincadeiras infantis, jogos, faz de conta, rodas.

PÚBLICO ALVO: Crianças e comunidade

ENVOLVIDOS: Professores, pais, equipe técnica e apoio, comunidade

PERÍODO: Do início de outubro ao final de novembro.

AVALIAÇÃO: Contínua, durante todo o desenvolvimento do projeto, por meio de registros.

PRODUTO FINAL: Exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário