O Projeto Político Pedagógico da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas aconteçam, dentre elas, a tomada de consciência dos principais problemas, das possibilidades de solução e definição das responsabilidades coletivas e pessoais para eliminar ou atenuar as falhas detectadas. (Azanha - 1990)

domingo, 23 de outubro de 2011

Educação Infantil de 0 à 3 anos

PROJETO IDENTIDADE
Objetivos
- Conquistar autonomia de forma progressiva em relação a si próprio, aos outros e aos objetos.
- Desenvolver a identidade, reconhecendo limites e capacidades.
- Ter prazer e divertir-se com a vida coletiva na escola.
- Desenvolver a oralidade e a sociabilidade.

Conteúdos
- Identidade e autonomia.
- Sociabilidade.
- Movimento.

Tempo estimado
O ano todo.

Material necessário
Móveis da própria sala, tecidos de tamanhos e texturas variados, caixas de papelão, bambolês, brinquedos, livros, revistas, sucatas variadas, bolas e papelões vazados.

Desenvolvimento 

Observar diariamente como as crianças interagem com o ambiente. Que espaços e objetos preferem? Que materiais são mais desafiadores? Que ações executam com brinquedos, livros etc.? Registrar suas observações e, com base nelas, planeje intervenções gradativas no espaço permanente da turma.

Organizar cantos na sala, nos quais as crianças vão brincar e circular livremente. Usar móveis, tecidos e tapetes para fazer uma divisão clara das áreas. O primeiro, com colchões e bolas, pode ser dedicado a brincadeiras corporais. O segundo, ao contato com livros e revistas. Mais um, para o faz de conta com objetos de cozinha e de bebês.
Montar cabanas em alguns cantos para colaborar com a divisão do espaço e colocar uma limitação física no ambiente. Nelas, as crianças entram e saem, tendo momentos de privacidade e sociabilidade. Aproveita as cabanas para uma proposta coletiva, convidando as crianças a ouvir uma história.

A decisão sobre os materiais oferecidos é fundamental para propiciar desafios. É recomendável ter pequenos espelhos (desenvolvimento da identidade), caixas com objetos sonoros e outros de abrir e fechar (estímulo à exploração), além de pequenas bolas e tecidos grandes para jogar e puxar (promoção da sociabilidade). Variar a quantidade é útil para que os pequenos aprendam a pedir emprestado, a respeitar a vez do amigo e a compartilhar uma ação.

Avaliação
Criar situações para observar como cada um se relaciona com espaços, pessoas e objetos. Observe os avanços nas relações de respeito e no uso de estratégias comunicativas (orais ou não verbais), na gradativa superação de desafios corporais e no desenvolvimento da autonomia, tanto nas relações com os outros como no uso de objetos.

JUSTIFICATIVA:
Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo
de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal,
inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade,
os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas
vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com
outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir
a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.

OBJETIVOS:

Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.
Conhecer a história e o significado de seu nome;
Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;
Construção de outros valores de vida.
 Aquisição de novas formas de relações.
CONTEÚDOS:
CONCEITUAIS:
* Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar.
PROCEDIMENTAIS :
* Participação em pesquisas.
* Exploração de retratos.
* Compartilhar experiências vividas.
ATITUDINAIS:
* Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar.
* Respeito e valorização de si próprio e com os colegas.


Projeto Alimentação
O projeto visa à estimulação por uma alimentação mais saudável, além do conhecimento favorecido aos alunos do quanto é importante alimentar-se bem. Conscientiza sobre o quanto é necessário evitar o desperdício de alimentos, e como alguns alimentos podem ser aproveitados antes de serem destinados ao lixo.

Objetivo

-Identificar vários tipos de alimentos;
- Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
- Incentivar os bons hábitos alimentares;
- Identificar as preferências alimentares dos alunos;
- Identificar os cuidados que devemos ter com os alimentos e com a nossa saúde;
- Estimular a linguagem oral, coordenação motora e criatividade, trabalhando os valores;
- Conversas informais referentes à mastigação, sobras de alimentos nos pratos na refeição na escola;
-Trabalhar valores, cores, formar, sabores, temperatura, textura e espessura dos alimentos.

Situações de Aprendizado
O aprendizado se dará devido a interdisciplinaridade dos temas, dentro dos eixos dispostos.
Desenvolvimento
- Rótulos e embalagens de alimentos;
- Poemas;
-
Quadrinhas;
- Parlendas;

- Registro de textos coletivos (professor escriba);
- História com uso de fantoches;

- Alfabeto Móvel;
-Palavras Móveis;
- Receitas desenvolvidas e realizadas em sala de aula;

- Cardápio;
- Conversas informais.
- Quantidade (quilo, grama);
- Discriminação Visual;
- Confecção de fantoches para explorar oralidade;
- Recorte e colagem;
- Músicas para memorização.

 - Jogos e dinâmicas.
- Roda de conversa;
- Meio Rural;
Avaliação

- Participação dos alunos;
- Realização das atividades;
- Expressão oral/verbal do aluno.
Culminância

Visando a socialização dos alunos como complemento do projeto o mesmo finaliza-se com o plantio de alguma erva utilizada na culinária brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário