Este projeto surgiu da necessidade do grupo quanto ao reconhecimento das cores primárias e secundárias, que fazem parte do nosso dia-a-dia. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores, possibilitando à criança identificá-las.
QUESTIONAMENTOS NORTEADORES
Onde podemos encontrar as cores: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja e roxo?
- Que cores encontramos no desenho de uma casinha?
- Qual a cor do sol, das árvores, das flores, dos animais, etc...?
- O que acontece quando misturamos as cores?
OBJETIVOS POR EIXO
1 - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
- Pesquisar em livros, revistas e jornais formas e cores trabalhadas no projeto;
- Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
- Expressar-se, através das diferentes linguagens;
- Pronunciar corretamente as palavras;
- Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
- Manusear livros diversos: explorando seu conteúdo, assim como: capa, contra-capa, autor, ilustrações, ano de edição;
- Registrar o processo através da produção coletiva do grupo (professora escriba, alunos - ilustrações e experiências realizadas com cores)
2 - LINGUAGEM MATEMÁTICA
- Identificar as cores primárias e algumas secundárias;
- Fazer relatórios individuais e em grupo dos jogos e atividades propostas utilizando os blocos lógicos;
- Classificar objetos pelo atributo cor;
- Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar, etc;
- Comparar quantitativamente conjuntos;
- Nomear cores;
- Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.
3 - NATUREZA E SOCIEDADE
- Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
- Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal nas atividades de pintura;
- Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
- Ampliar o conhecimento de mundo;
- Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidade sobre cores;
- Experimentar a mistura das cores primárias com tinta guache e com a mudança da cor da flor atravas da experiência da anilina colorida na água da rosa branca.
Experiência: colocar em um saquinho plástico tintas nas cores azul e amarelo e pedir para as crianças manusearem, misturando as cores aos poucos.
4 - ARTES
- Utilizar o dedo para realizar a pintura e as colagens;
- Fazer uso dos pincéis, de maneira adequada;
- Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
- Procuzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Experiência: colocar em um saquinho plástico tintas nas cores azul e vermelho e pedir para as crianças manusearem, misturando as cores aos poucos
5 - INTERAÇÃO SOCIAL, AUTONOMIA E IDENTIDADE
- Criar combinações para o desenvolvimento da rotina, respeitando as regras pré-estabelecidas;
- Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
- Utilizar linguagem cordial nas diferentes situações;
- Esperar sua vez de expor suas ideias e pensamentos;
- Ouvir o que os colegas têm para falar;
- Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
- Desenvolver de maneira tranquila trabalhos em grupo;
- Participar de eventos de socialização;
- Adquirir auto-estima.
Experiência: colocar em um saquinho plástico tintas nas cores vermelho e amarelo e pedir para as crianças manusearem, misturando as cores aos poucos
6 - CORPO E MOVIMENTO
- Participar de brincadeiras com regras simples;
- Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como: blocos lógicos, balões, caixas, cadeiras;
- Reconhecer as suas próprias capacidades motoras;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
- Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, etc. para o uso de objetos diversos;
- Modelar livremente com massa de modelar;
- Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, recorte, mistura de tinta guache (cores primárias), por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano e de atividades propostas.
DURAÇÃO:
Início: 09/08/2011
Término: 09/09/2011
AVALIAÇÃO: Através da observação ao longo do processo;
CULMINÂNCIA: Exposição do livro no SARAU, a ser realizada na U. Escolar, com a presença dos pais e comunidade em geral.
parabéns amei a dica, irei aplicar com meus pequenos pois achei muito divertida e uma maneira lúdica para trabalhar com eles, esta necessidade
ResponderExcluirexcelente projeto, pois o projeto esta muito bem detalhado, divertido, e coloridoo, isso chama a atenção das crianças. parabéns
ResponderExcluirAdorei as dicas, com certeza irei adaptar para a minha turminha.
ResponderExcluir