O Projeto Político Pedagógico da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas aconteçam, dentre elas, a tomada de consciência dos principais problemas, das possibilidades de solução e definição das responsabilidades coletivas e pessoais para eliminar ou atenuar as falhas detectadas. (Azanha - 1990)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

BRINCANDO COM AS CORES - crianças de 4 e 5 anos


JUSTIFICATIVA

Este projeto surgiu da necessidade do grupo quanto ao reconhecimento das cores primárias e secundárias, que fazem parte do nosso dia-a-dia. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores, possibilitando à criança identificá-las.

QUESTIONAMENTOS NORTEADORES

Onde podemos encontrar as cores: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja e roxo?
  • Que cores encontramos no desenho de uma casinha?
  • Qual a cor do sol, das árvores, das flores, dos animais, etc...?
  • O que acontece quando misturamos as cores?

OBJETIVOS POR EIXO

1 - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO


  • Pesquisar em livros, revistas e jornais formas e cores trabalhadas no projeto;
  • Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
  • Expressar-se, através das diferentes linguagens;
  • Pronunciar corretamente as palavras;
  • Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
  • Manusear livros diversos: explorando seu conteúdo, assim como: capa, contra-capa, autor, ilustrações, ano de edição;
  • Registrar o processo através da produção coletiva do grupo (professora escriba, alunos - ilustrações e experiências realizadas com cores)



2 - LINGUAGEM MATEMÁTICA
 
  • Identificar as cores primárias e algumas secundárias;
  • Fazer relatórios individuais e em grupo dos jogos e atividades propostas utilizando os blocos lógicos;
  • Classificar objetos pelo atributo cor;
  • Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar, etc;
  • Comparar quantitativamente conjuntos;
  • Nomear cores;
  • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.




3 - NATUREZA E SOCIEDADE
  • Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
  • Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal nas atividades de pintura;
  • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
  • Ampliar o conhecimento de mundo;
  • Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidade sobre cores;
  • Experimentar a mistura das cores primárias com tinta guache e com a mudança da cor da flor atravas da experiência da anilina colorida na água da rosa branca.

Experiência: colocar em um saquinho plástico tintas nas cores azul e amarelo e pedir para as crianças manusearem, misturando as cores aos poucos.




4 - ARTES
  • Utilizar o dedo para realizar a pintura e as colagens;
  • Fazer uso dos pincéis, de maneira adequada;
  • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
  • Procuzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.


Experiência: colocar em um saquinho plástico tintas nas cores azul e vermelho e pedir para as crianças manusearem, misturando as cores aos poucos




5 - INTERAÇÃO SOCIAL, AUTONOMIA E IDENTIDADE

  • Criar combinações para o desenvolvimento da rotina, respeitando as regras pré-estabelecidas;
  • Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
  • Utilizar linguagem cordial nas diferentes situações;
  • Esperar sua vez de expor suas ideias e pensamentos;
  • Ouvir o que os colegas têm para falar;
  • Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
  • Desenvolver de maneira tranquila trabalhos em grupo;
  • Participar de eventos de socialização;
  • Adquirir auto-estima.



Experiência: colocar em um saquinho plástico tintas nas cores vermelho e amarelo e pedir para as crianças manusearem, misturando as cores aos poucos




6 - CORPO E MOVIMENTO

  • Participar de brincadeiras com regras simples;
  • Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como: blocos lógicos, balões, caixas, cadeiras;
  • Reconhecer as suas próprias capacidades motoras;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, etc. para o uso de objetos diversos;
  • Modelar livremente com massa de modelar;
  • Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, recorte, mistura de tinta guache (cores primárias), por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano e de atividades propostas.



DURAÇÃO:
Início: 09/08/2011
Término: 09/09/2011

AVALIAÇÃO: Através da observação ao longo do processo;


CULMINÂNCIA: Exposição do livro no SARAU, a ser realizada na U. Escolar, com a presença dos pais e comunidade em geral.




3 comentários:

  1. parabéns amei a dica, irei aplicar com meus pequenos pois achei muito divertida e uma maneira lúdica para trabalhar com eles, esta necessidade

    ResponderExcluir
  2. excelente projeto, pois o projeto esta muito bem detalhado, divertido, e coloridoo, isso chama a atenção das crianças. parabéns

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, com certeza irei adaptar para a minha turminha.

    ResponderExcluir